Poluição das águas




Todos os seres vivos dependem de água para sua sobrevivência. A quantidade de água disponível tem sido mesmo um dos principais fatores determinantes do desenvolvimento da civilização. No entanto, apesar de quantidade limitada de água doce, o homem vem poluindo rios, lagos e outros cursos de água, ameaçando destruir um de nossos mais preciosos bens.

Também o mar, que com suas algas produz a maior parte do oxigênio do planeta e que é considerado por muitos uma das esperanças para a alimentação da humanidade no futuro, vem recebendo toneladas de poluentes anualmente, num ritmo que aumenta mais rapidamente que o da poluição do ar.

Diversas doenças são transmitidas pela ingestão de águas contaminadas ou pelo contato com elas. Isto ocorre principalmente em zonas rurais sem instalações sanitárias, onde os dejetos contaminam rios e lagos, favorecendo surtos de febre tifóide e hepatite. Doenças endêmicas, como a esquistossomose, também são contraídas através da água.

A poluição das águas pode ocorrer pelo lançamento em rios e lagos, de esgotos urbanos, de águas com resíduos de origem agropecuário ou industrial. Dependendo das substâncias presentes nestas águas, haverá vários tipos de poluição.

Falta de saneamento é responsável por grande parte dos casos de doenças e internações no Brasil

3 comentários

NoTurNo em 9 de junho de 2011 às 11:55
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruna Kelly em 20 de junho de 2011 às 18:12

Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca.:/

Natália Mello em 27 de junho de 2011 às 05:16

As pessoas não estão nem aí, para a poluição nas águas.. só vão se ligar qndo nao tivermos nem água para beber. Temos que cuidar do nosso planeta, antes que seja tarde (: